quinta-feira, 20 de abril de 2017

XADREZ

não me atreveria a esbarrar em um ângulo sequer da inteligência que rege meus órgãos. não haveria apologia de uma causa boa que reparasse tal imprudência nem instância que me pudesse salvar de um grande desastre. risco um fósforo em total rebeldia para as coisas que são a mim permitidas. o que significa dizer que liberdade é palavra oca para os que dominam a técnica do xadrez. enquanto me estapeio com o bispo e domo o cavalo, ou jogo as tranças da torre esperando o rei trair a dama, os peões se arriscam em pequenos passos e não temem o sacrifício a que se destinam. e só preencho um quadrado com um número certo não antes nem depois de preencher um outro. fora isso, tudo é palpite. se nisso se acerta, chama-se tal feito de sorte e segue-se cego esperando um novo milagre. mas poderia se acertar muito além com o conhecimento da mais pura técnica. 


virginia finzetto


Nenhum comentário:

Postar um comentário